Outubro é o mês da conscientização e prevenção do Câncer de Mama, doença que mais atinge mulheres do Brasil e do Mundo (ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e que é responsável por 25% dos novos casos de câncer a cada ano.
Dentre os fatores de risco nas mulheres estão: ter histórico familiar de câncer de ovário, ter casos de câncer de mama na família (principalmente antes dos 50 anos), não ter tido filhos ou a primeira gravidez ter sido após os 30 anos, uso de contraceptivos hormonais, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, entre outras.
Mas, apesar de ter inúmeras causas e fatores de risco, pelo menos 30% dos casos podem ser evitados só aumentando os hábitos saudáveis. Pensando na prevenção do câncer de mama, nós listamos abaixo 4 hábitos que podem te ajudar a se manter saudável, diminuindo os riscos de desenvolver a doença:
Quando praticamos exercícios, dentre os vários outros benefícios, diminuímos a nossa quantidade de insulina, que é responsável pela multiplicação das células. Por isso, no caso de câncer, ter altos níveis de insulina no sangue pode ser perigoso, mas a prática regular de atividades físicas impede que isso ocorra, além de regular os níveis de outros hormônios e fortalecer a defesa do nosso organismo.
É importante cuidar com o sobrepeso e a obesidade, pois a gordura corporal extra está ligada a pelo menos 11 tipos de câncer. Uma pesquisa divulgada na “Revista Onco” mostra que, para cada década de sobrepeso ou obesidade, o risco de desenvolver câncer de mama aumenta 5%.
Existem vários estudos que relacionam o consumo do álcool com diversos tipos de câncer. E há uma relação entre a quantidade de bebida ingerida e as chances de se desenvolver a doença: quanto maiores as quantidades, maiores as chances. Por isso, além de evitar vários outros problemas de saúde, não exagerar na bebida também é uma forma de prevenção!
Na hora de comer, priorizar alimentos in natura¸ especialmente os de origem vegetal, ou os minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, feijões e outras leguminosas em vez de alimentos ultraprocessados (os prontos para consumir ou esquentar e as bebidas cheias de açúcar, corantes e outros artificiais) por si só já ajuda a diminuir bastante as chances de câncer.
Além das prevenções no estilo de vida, é muito importante realizar o autoexame e conhecer bem o seu próprio corpo, para que seja fácil identificar qualquer alteração suspeita nas mamas e poder procurar um especialista o quanto antes, pois quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores as chances de eficácia do tratamento.